Espaço de debate de temas de Economia Portuguesa e de outros que com esta se relacionam, numa perspectiva de desenvolvimento

segunda-feira, novembro 12, 2012

“ENTRExplorer - Serious Game for Immersive Entrepreneurs”: texto de divulgação junto da comunicação social

«Assunto: Jogo online e gratuito ensina cidadão comum a criar o seu próprio negócio!

Disponível em www.entrexplorer.com, o “ENTRExplorer - Serious Game for Immersive Entrepreneurs” é um jogo online e gratuito dedicado ao empreendedorismo que resulta de um projeto de I&D desenvolvido a nível europeu.

O objetivo principal foi criar e desenvolver um jogo realista, de acesso fácil e direcionado para a comunidade em geral, e para os jovens com idades entre os 15 e os 25 anos em particular. O jogo permite que (potenciais) empreendedores possam adquirir conhecimentos na área do empreendedorismo, construir o seu próprio Plano de Negócios, avaliar o seu Perfil de Empreendedor e simular uma ideia de negócio num ambiente virtual.

O “ENTRExplorer” visa assim estimular ideias inovadoras, contribuindo para a geração de riqueza na economia europeia. A competitividade empresarial, a inovação e o empreendedorismo são fatores-chave na fórmula do crescimento económico. Este “serious game”, apresenta vários cenários relacionados com o percurso que vai desde ideia de negócio até à criação da empresa, pondo em prática uma abordagem inovadora na utilização de métodos de educação/formação.

Os principais impactes esperados são, por um lado, a promoção da utilização de tecnologias inovadoras de elearning (jogos) para desenvolver competências e, por outro lado, o apoio a potenciais empresários na obtenção de conhecimentos e competências básicas para executarem os seus próprios negócios, aumentando o número de novas empresas em toda a Europa.

O consórcio responsável pelo desenvolvimento do projecto é liderado pelo Núcleo de Investigação em Políticas Económicas da Universidade do Minho, em colaboração com o Spin-off EDIT VALUE® (Portugal), a Sketchpixel (Portugal) e três parceiros internacionais: Coventry & Warwickshire Chamber of Commerce (Reino Unido); Steirische Volkswirtschaftliche Gesellschaft (Áustria); e, Bulgarian Development Agency (Bulgária).

O lançamento oficial do jogo “ENTRExplorer” (cujo programa segue em anexo) terá lugar no dia 16 de Novembro, pelas 14h30, no Parque de Exposições de Braga, integrado na Start Point - Feira Internacional de Emprego e Empreendedorismo.

Nuno Pinto Bastos
Administrador EDIT VALUE
(Contacto: 918880033)»

Sem comentários: