Espaço de debate de temas de Economia Portuguesa e de outros que com esta se relacionam, numa perspectiva de desenvolvimento

quinta-feira, julho 21, 2011

"Universidade de Verão 2011 - Sociedades em Transição - Construindo Comunidades Inclusivas a Partir do Local - 6-9 Set. Tavira"

«Durante quatro dias, 25 cientistas, especialistas, activistas sociais e políticos vão debater em Tavira quatro temas fulcrais para compreendermos a actualidade:
Ordem Social e Política, Sustentabilidade, Cidadania e Construção da Inclusão.
Perante os crescentes sinais de revolta pelo mundo fora, importa reflectir sobre a nossa situação e escutar quem procura desenhar novos caminhos. Daí a perspectiva adoptada: partir de experiências concretas, em Portugal e no estrangeiro, e discutir como transformar potenciais problemas em soluções equilibradas e realistas.
Os oradores e moderadores convidados representam a riqueza e a diversidade de pontos de vista necessárias ao processo de construção de uma sociedade mais equilibrada e sustentável.
Um dos destaques é a participação de Salvör Nordal, Professora de Ética na Universidade da Islândia, que actualmente coordena um grupo de cidadãos comuns, democraticamente eleitos, que tem por missão reescrever a Constituição do país. Vamos ter a oportunidade de compreender o caminho escolhido pelos cidadãos e cidadãs da Islândia para enfrentar a crise e reinventar a democracia.
Activistas de movimentos espontâneos, de Portugal e Espanha, vão contribuir para uma visão mais alargada de cenários alternativos para o futuro.
A Inclusão económica e social são outro tema forte do debate, que nos traz a experiência do Banco Palmas e da mutualização, sem descurar a importância sistémica de uma sociedade inclusiva.
O crescente movimento mundial de transição para uma sociedade mais consciente e menos dependente dos combustíveis fósseis terá no caso da Cidade Inglês de Totnes um dos exemplos mais emblemáticos, mas em Portugal começam a surgir muitas e boas experiências, tanto em contexto rural como urbano.
O tema da Habitação, enquanto política pública de promoção da cidadania, assumirá também um destaque importante na programação, estando assegurada a presença de Helena Roseta, Vereadora da Câmara Municipal de Lisboa, que tem sido responsável por uma nova e inovadora forma de encarar o papel das autarquias na promoção da habitação.
A Saúde, enquanto espaço para o exercício da cidadania é o tema com o qual se fecha este ciclo de debates sobre algumas das principais questões com que todos nos debatemos na actualidade.
A Universidade de Verão 2011 é organizada pela Associação In Loco, pelo Centro de Estudos Sociais e pela Comissão de Inclusão Social e Democracia Participativa da organização mundial de Cidades e Governos Locais Unidos.
Agradecemos a divulgação desta iniciativa pelas vossas redes de contactos.Informações e inscrições em
e em

(reprodução do corpo principal de mensagem que me caiu entretanto na caixa de correio electrónico, proveniente da entidade identificada)

Sem comentários: