Espaço de debate de temas de Economia Portuguesa e de outros que com esta se relacionam, numa perspectiva de desenvolvimento

terça-feira, outubro 19, 2010

"Tertúlias do Departamento de Economia: divulgação da 1ª iniciativa"

«Caros(as) colegas,
No contexto agitado que se vive no mundo universitário e na sociedade portuguesa, pareceu à Direcção do Departamento de Economia da Escola de Economia e Gestão (EEG), Universidade do Minho, que fazia falta um espaço aberto, informal, politicamente descomprometido de debate sobre diversas problemáticas que nos tocam, umas mais directamente outras de modo mais indirecto. A essa luz, propomo-nos levar por diante um ciclo de tertúlias versando quer temas que ajudem a dar resposta a preocupações próprias da nossa vivência académica, como são as reformas dos projectos de ensino e a eventual transformação da Universidade do Minho numa fundação, quer temas da nossa vivência como técnicos e cidadãos, onde emerge necessariamente a situação de crise económica e financeira que o país atravessa.
A primeira iniciativa desse ciclo de tertúlias que vai ser concretizado ao longo dos próximos meses terá lugar já a 28 de Outubro, 5ª feira da próxima semana, pelas 16,00 horas, na sala 2.28 da EEG, tendo como animador externo Júlio Barreiros Martins, professor catedrático jubilado da Escola de Engenharia da Universidade do Minho e antigo Presidente do Conselho Científico da Universidade e Vice-Presidente do Conselho Académico. A título de contributos iniciais para o debate que se pretende que tenha lugar, versará brevemente os temas seguintes:
i) "A crise financeira portuguesa: algumas causas, consequências e eventuais remédios”;
e
ii) "A realidade nos cursos de Engenharia Civil pós-Bolonha".
Acompanharão o Professor Barreiros Martins nesta tertúlia, produzindo breves comentários aos temas que tratará, Francisco Carballo Cruz, (tema i) e João Cerejeira (tema ii), ambos professores auxiliares do Departamento de Economia da EEG.
O tempo previsto de duração do evento é de 1,30 horas.
O sucesso desta primeira iniciativa e das que se seguirão dependerá da participação de todos a quem estes assuntos possam interessar.
Sendo uma iniciativa da Direcção do Departamento de Economia e visando, em primeiro lugar, envolver os membros do Departamento e da Escola de Economia e Gestão, está aberta à participação de toda a comunidade académica e aos cidadãos individualmente considerados.
Deixamos já aqui um veemente apelo a que registe na sua agenda esta iniciativa e, na hora devida, nos presenteie com a sua participação.
As demais iniciativas deste ciclo irão sendo divulgadas a seu tempo.
Cordiais cumprimentos,
J. Cadima Ribeiro
(Director do Departamento de Economia da EEG/UMinho)»
*
[reprodução integral de mensagem entretanto distribuída universalmente na rede de correio eletrónico da EEG]

Sem comentários: