Espaço de debate de temas de Economia Portuguesa e de outros que com esta se relacionam, numa perspectiva de desenvolvimento

sexta-feira, setembro 05, 2008

I Congresso de Economia da Euro-Região Galiza/Norte de Portugal

"Relembramos a realização do I Congresso de Economia da Euro-Região Galiza/Norte de Portugal, em Vigo, nos dias 25 e 26 de Setembro.
Se a consolidação da cooperação transfronteiriça entre a Galiza e o Norte de Portugal é um factor decisivo no desenvolvimento de ambos os territórios, o actual panorama económico torna necessário, reforçar as potencialidades da Euro-região. A aposta das instituições galegas e portuguesas e também da União Europeia é inequívoca.
No próximo 22 de Setembro constitui-se oficialmente a Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial, com o que a Euro-região nasce juridicamente e se converte na terceira euro-região europeia. Isto supõe um ponto de inflexão permitindo a gestão de fundos europeus e de projectos transfronteiriços, nada menos que 130 projectos já estão em marcha.
O I Congresso de Economia da Euro-região supõe também uma forte aposta para fortalecer e reforçar as relações entre as duas comunidades, com o objectivo de oferecer uma visão comum sobre temas tão transcendentes como mercado de trabalho, agrupamento empresariais, transporte, financiamento, inovação fiscalidade ou marco universitário, entre outros. De igual forma, pretende fortalecer também as relações entre profissionais galegos e portugueses e entre as instituições que representam o nosso colectivo a ambos os dois lados da fronteira. Por isso, consideramo-lo de especial interesse para a nossa profissão e apelamos, uma vez mais , a participar neste evento. É uma questão de oportunidade, a não perder.
Poderá aceder a toda a informação no site da Ordem dos Economistas e conhecer o programa assim como condições de inscrição em
[...]
Ordem dos Economistas"
*
(reprodução parcial de mensagem de correio electrónico entretanto recebida, com a proveniência identificada)

Sem comentários: