Espaço de debate de temas de Economia Portuguesa e de outros que com esta se relacionam, numa perspectiva de desenvolvimento

quarta-feira, junho 11, 2008

"Crescimento mundial em queda"

«Banco Mundial. Instituição revê aumento do PIB mundial para 2,7% este ano
O Banco Mundial reviu em baixa as previsões de crescimento económico global. A instituição prevê um abrandamento do crescimento do PIB mundial para 2,7% este ano, contra a anterior previsão de 3,3%.
Esta estimativa compara com o crescimento de 3,7%, em 2007. Em Janeiro, o banco tinha divulgado aquela anterior previsão de 3,3% para o crescimento mundial.
Os países emergentes deverão ser menos afectados, com as economias a crescerem em média a uma taxa de 6,5%, contra 7,8% no ano passado, de acordo com as estimativas divulgadas ontem e citadas pela agência Bloomberg.
"O abrandamento nos países ricos tornou-se mais aparente desde o final de 2007", refere o Banco Mundial na sua análise.
"A força continuada da procura doméstica e as importações nos países emergentes estão a atenuar os efeitos globais do abrandamento nos países mais ricos", acrescenta o mesmo documento.
Ontem, o Banco Mundial alertou igualmente para o facto de novos aumentos do preço do petróleo "não poderem ser excluídos", apesar do actual cenário de abrandamento no crescimento nas principais economias mundiais, com destaque para os Estados Unidos.
"O preço do petróleo tornou-se muito difícil de prever. Por isso não podem ser excluídos novos aumentos, mesmo no cenário de um abrandamento moderado do crescimento a nível global", refere aquela organização, no mesmo relatório ontem divulgado.»

(reprodução integral de notícia de 11-06-2008, do Diário Notícias, intitulada "Crescimento mundial em queda")

Sem comentários: