Espaço de debate de temas de Economia Portuguesa e de outros que com esta se relacionam, numa perspectiva de desenvolvimento

terça-feira, agosto 07, 2007

Competitividade territorial: o caso de Leiria (IV)

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5. Leiria é uma clara defensora da localização do novo aeroporto na Ota. Como economista especialista em Economia Regional, está convicto que esta localização vai trazer de facto vantagens competitivas a Leiria? Em que medida?

R: Na entrevista que dei ao Jornal de Leiria a que faz referência numa questão anterior, creio ter invocado uma ideia central no funcionamento dos mercados actuais e que é a de que “num mundo crescentemente global, um consumidor remoto pode ser mais importante que o cliente próximo.” Daqui resulta, como dizia há algum tempo António Câmara, que a acessibilidade (e não a localização) passou a ser o factor decisivo de sucesso económico/empresarial.
Que é que isto tem que ver com Leiria e com a localização do novo aeroporto de Lisboa? Tem que ver na medida em que aquele futuro aeroporto venha a ser o centro logístico de que o país necessita para operar à escala global, de forma mais eficiente; isto é, o aeroporto é importante para Leiria na medida em que as empresas aqui sedeadas visem, preferentemente, os mercados internacionais e desenvolvam modelos de negócio onde o tempo de resposta, a assistência ao cliente e o acesso ao conhecimento e à informação se encontrem entre os principais factores de competitividade em que se amarrem? Se o aeroporto acabar por cair em Alcochete, a situação modifica-se radicalmente? Não! Não porque a acessibilidade de que se fala é capacidade de comunicação, de relação, com o cliente distante e essa capacidade decorre da habilidade de tirar partido económico das tecnologias de comunicação e informação e de “razoáveis” condições de transporte de mercadorias e pessoas, e, pelo menos em relação à segunda componente, as condições actuais já são boas e só podem melhorar (com o comboio de alta velocidade, em concreto). Definitivamente, pensando a infra-estrutura aeroportuária que está em causa, não são mais 30 ou 40 quilómetros para Norte ou para Sul que modificam radicalmente a competitividade de uma região.
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J. Cadima Ribeiro
(extracto de entrevista a incluir no dossiê sobre “Competitividade Territorial”, da edição nº 29 da revista Desafios, NERLEI, a sair em meados de Agosto pf.)

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