Espaço de debate de temas de Economia Portuguesa e de outros que com esta se relacionam, numa perspectiva de desenvolvimento

quarta-feira, novembro 01, 2006

Portugal gasta pouco em I&D em comparação com outros países da UE

"Olhando para Portugal e para os dados existentes sobre Investigação e Desenvolvimento, podemos notar que Portugal gasta pouco neste tema em comparação com os outros países da União Europeia. Assim, Portugal gasta 0.7% do PIB em Investigação em Desenvolvimento enquanto que países como a França, Alemanha, Finlândia, Noruega gastam para cima de 2% do PIB neste campo (Fonte: Eurostat - http://epp.eurostat.ec.europa.eu/)."

Samuel Cardoso

(extracto de mensagem disponível na entrada "fóruns" da plataforma electrónica de apoio à unidade curricular Economia Portuguesa e Europeia, da EEG/UMinho; Outubro 2006)

1 comentário:

J. Cadima Ribeiro disse...

Vânia Silva deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Portugal gasta pouco em I&D em comparação com outros paí­ses da UE":

Os dados aqui destacados não são novidade, de facto, Portugal ainda tem um longo caminho a percorrer em termos de I&D. No entanto, não nos devemos limitar a afirmar o fraco posicionamento de Portugal face a outros paí­ses. Por um lado, é necessário saber quem está a contribuir para esses 0,7% de modo a procurar entender quais as razões que explicam esse posicionamento. Como foi debatido na útima aula esta situação resulta essencialmente do facto da contribuição privada nesta área ser ainda bastante escassa em Portugal. Para mudar esta situação é, assim, necessário que as empresas aumentem a sua participação na área. Por outro lado, é também importante que se olhe para os resultados dos investimentos já efectuados. Como sabemos Portugal é dos países que mais gasta em educação e isso não tem sido reflectido nos seus resultados. Para evitar que tal se repita neste campo é necessário que haja um controlo para garantir uma gestão eficiente dos recursos. Por último não nos devemos esquecer que mais importante do que aumentar a percentagem do PIB gasta em I&D é conseguir produzir, com esses investimentos, resultados positivos para Portugal (nomeadamente, aumentando a competitividade das empresas nacionais).

Vânia Silva